O fundo encerrou o ano de 2024 tendo 91% do seu patrimônio líquido alocado em CRIs, distribuídos em 29 operações, em um montante total de R$ 134.178.499,87. Os ativos existentes na carteira apresentam uma taxa média ponderada de aquisição de IPCA + 10,07% a.a. (75% do PL), de CDI de 4,44% a.a. (16% do PL) e de IGP-M de 9,25% a.a. (0,3% do PL). No ano o Fundo distribuiu rendimentos no valor de R$ 1,228 por cota, correspondente a um dividend yield de 13,03% e equivalente a 141% do CDI com gross up.
O programa de investimentos do Fundo para os exercícios seguintes continuará de acordo com a política de investimentos definida em regulamento. A equipe da gestora segue desenvolvendo o pipeline de ativos, com novas operações em diferentes fases de análise e de estruturação. Tendo em vista o contexto macroeconômico, a Taxa Selic elevada (com tendência de alta), o comportamento dos spreads de ativos de crédito em geral (tendo em vista a demanda no mercado) e as posíveis consequências para o risco de crédito (capacidade de pagamento de empresas e famílias) de maneira geral, estamos priorizando operações estruturadas internamente, com excesso de fluxo de recebíveis (lastro pulverizado, preferencialmente) e de garantias reais.
O ano de 2024 foi marcado por uma grande deterioração das expectativas econômicas, o que gerou impactos para os Fundos de Imvestimentos Imobiliários (FIIs). Em um breve histórico do ano de 2024, o primeiro trimestre foi positivo para o mercado, mas a partir de abril, com a percepção do agravamento da situação fiscal do país, tendo inclusive o Banco Central retirado o guidance de queda da Selic, o mercado começou a antecipar os eventuais efeitos da política pública seguida pelo governo federal. No período, a Selic permaneceu no mesmo patamar de dois dígitos e, no último trimestre começou a subir, sempre com viés de alta para as reuniões eguintes. Ao longo do ano, o dólar e os mercados sofreram oscilações significativas, afetando o cenário de investimentos. Em dezembro, a Selic já estava em 12,25%, com novas altas previstas para os primeiros meses de 2025 (com alguns players de mercado precificando uma Selic terminal de 15%). Todo esse contexto afetou diretamente a precificação dos Fundo
A Gestão seguirá buscando maior diversificação da carteira, através da aquisição de novas operações e diminuição da concentração dos maiores ativos – seja por meio da venda parcial de CRIs no mercado secundário ou através da realização de amortizações extraordinárias por parte dos Cedentes. O fundo seguirá sua estratégia principal de investimento, tendo como prioridade aquisição de operações indexadas ao IPCA e com lastro pulverizado. A expectativa da gestora, em relação ao fundo, para o próximo ano é de que ocorra a diminuição das maiores concentrações da carteira e o aumento do número de ativos. Ressaltamos que o objetivo do fundo é oferecer uma rentabilidade acima das NTN-Bs (Tesouro IPCA+), ou seja, um prêmio de risco acima dos títulos públicos indexados ao IPCA. Sendo assim, em relação a projeção para os dividendos em 2025, considerando todo o cenário projetado nos parágrafos acima, a expectativa da Gestão é de que o prêmio do Fundo frente aos ativos livres de risco aumente. Adema
(i) 1,05% (um por cento e cinco centésimos por cento) à razão de 1/12 avos, calculada (a.1) sobre o valor contábil do patrimônio líquido do FUNDO; ou (a.2) caso as cotas da classe tenham integrado ou passado a integrar, no período, índices de mercado, cuja metodologia preveja critérios de inclusão que considerem a liquidez das cotas e critérios de ponderação que considerem o volume financeiro das cotas emitidas pela classe, como por exemplo, o IFIX, sobre o valor de mercado da classe, calculado com base na média diária da cotação de fechamento das cotas de emissão da classe no
mês anterior ao do pagamento da remuneração (“Base de Cálculo da Taxa de Administração”) e que deverá ser pago diretamente ao Administrador, observado o valor mínimo mensal de R$ 22.000,00 (vinte e dois mil reais), atualizado anualmente segundo a variação do IGPM/FGV, ou índice que vier a substituí-lo, a partir do mês subsequente à data de encerramento da oferta pública de distribuição de cotas da 2ª emissão da