O fundo encerrou seu exercicio social com a implantação de sua nova tese hibrida de investimentos, sendo sua carteira composta por 43,25% em CRIs, 33,07% em imóveis reais e 23,68% outros ativos que corroboram a politica de investimento. No fechamento do exercício, no mês de junho/24, o fundo apresentou um Dividend Yield de 1,05%. Neste mes mês, o fundo distribuiu R$ 1,00 por cota aos investidores. Assim, o fundo encerrou seu exercício entregando aos cotistas R$ 11,28 por cota no período, com um dividend yield de 11,50%.
O HGI CI FII busca obter rendimentos para seus cotistas através de investimentos e ativos imobiliários, seja via Certificados de Recebíveis Imobiliários, cotas de outros FIIs ou aquisição de imóveis para venda. Em nosso pipeline previsto, esperamos adquirir mais seis operações (CRI's) até o final do primeiro semestre de 2025. Os empreendimentos presentes nessas operações estão centrados na região Centro-Oeste e Sudeste do país, apresentando, em sua maioria, classe única. Essas operações apresentam uma remuneração média de 12,18% a.a.+ IPCA.
Durante o ano de 2024, especialmente no primeiro semestre, observou-se uma desaceleração na inflação, principalmente no que tange a alimentos e bens industriais mas, serviços que, por sua vez, são mais sensíveis à demanda, continuam pressionando o processo de desinflação.
Em janeiro, o IPCA mostrou alta nos preços de alimentos e bens industriais, pouco tempo após o início do ciclo de cortes de juros. Nos meses seguintes, o cenário de inflação se manteve instável, com oscilações em alimentos devido ao impacto do El Niño e enchentes no Rio Grande do Sul. O mercado de trabalho continuou robusto, impulsionando a renda e retardando a queda dos preços de serviços. Mesmo com algumas leituras mais benignas, a resiliência do mercado de trabalho, o crédito à pessoa física e a desconfiança do mercado com relação à políticas fiscal dificultaram o processo de desinflação.
O Banco Central adotou uma postura cautelosa reduzindo o ritmo de cortes de juros e, na última reunião, retomou o viés mais cont
Considerando o cenário econômico, que está se caracterizando através de uma inflação mais próxima do teto até o fim de 2024 e com uma leve desaceleração para 2025, entendemos que a tese de investimento hibrida do HGIC11 é robusta e preserva valor para os investidores. A diversificação nas taxas dos ativos investidos (IPCA e CDI) somados a respectiva carteira com garantias em lastros reais é mais que suficiente para superar as oscilações do mercado sem afetar o resultado de distribuição do fundo. Eventuais cortes na taxa Selic em 2025, incentivam melhores condições ao crédito por futuros compradores de nosso imóveis residências, além de uma taxa de retorno ainda atrativa pelo lado dos investidores.
– O Fundo pagará, pela prestação de serviços de administração, gestão e controladoria de ativos e passivos, nos termos deste Regulamento e em conformidade com a regulamentação vigente (em conjunto, a “Taxa de Administração”), da seguinte forma: (a) pelos serviços de administração e controladoria de ativos e passivos, bem como para remunerar os serviços de custódia, tesouraria e processamento dos Ativos, o Fundo pagará diretamente à ADMINISTRADORA a remuneração de 0,25% (vinte e cinco centésimos por cento), à razão de 1/12 (um doze avos), aplicado (a.1) sobre o valor contábil do patrimônio líquido do FUNDO; ou (a.2) caso as cotas do FUNDO tenham integrado ou passado a integrar, no período, índices de mercado, cuja metodologia preveja critérios de inclusão que considerem a liquidez das cotas e critérios de ponderação que considerem o volume financeiro
das cotas emitidas pelo FUNDO, como por exemplo, o IFIX, sobre o valor de mercado do FUNDO, calculado com base na média diária da cotação